sexta-feira, 6 de abril de 2018

Horário de Chamada dos Turnos Escolares

          Prezados Pais e Responsáveis pelos Alunos do CTPM - Unidade Uberlândia,

          Boa tarde!

          Inicialmente faço questão de reforçar nosso compromisso com a gestão do ensino nesta Unidade do CTPM em Uberlândia.
          Tenho manifestado a muitas pessoas o quanto me sinto honrado por ter sido convidado pelo Sr Coronel PM Comandante da 9ª RPM para auxiliar na condução dos mais de 800 (oitocentos) alunos que hoje compõem essa Unidade Ensino da PMMG.
          É uma atividade muito nobre e desafiadora. Todos os pais/responsáveis que aqui matricularam seus filhos, o fizeram com uma elevada expectativa de que eles receberiam educação intelectual e moral de qualidade. Se assim não fosse, certamente optariam por inscrevê-los em outro educandário.
          Quando pensamos nessa expectativa das muitas famílias que compõem a nossa Comunidade Escolar, sentimos aumentar sensivelmente nossa responsabilidade pelo destino de tantas crianças e adolescentes.
          Um norte que temos utilizado para traçar as estratégias para o Colégio encontra-se no próprio conjunto normativo expedido pela Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social (DEEAS), especialmente o Regimento Escolar e o Código de Ética do Aluno, edições deste ano.
          Iniciando pelo Regimento Escolar, especialmente os Art 8º a 12, que tratam dos fundamentos, valores e finalidades do Colégio Tiradentes, percebemos quão elevado é o grau de exigência dessa estrutura criada e mantida exclusivamente para o Aluno CTPM. A busca e o alcance de todos esses aspectos da previsão regimental, colocam o CTPM num patamar altamente elevado e diferenciado se comparado com as práticas comumente adotadas em nossa sociedade pelas demais estruturas de ensino.
          Apenas para citar um exemplo, aqui nos preocupamos com a educação intelectual alicerçada em valores e aspectos como a ética, a cidadania, a moral, os bons costumes, a política, o civismo, a solidariedade, o espírito de justiça, o respeito, a atenção à família, a disciplina e o respeito e acatamento às normas, aos costumes e tradições da PMMG, pois está é uma Escola da Polícia Militar.
          Quanto ao Código de Ética do Aluno (CEA), esse compêndio traz, de forma muito objetiva, as situações de reconhecimento de mérito do aluno (recompensa em razão de ação meritória), assim como as condutas vedadas no ambiente escolar e fora dele. Normatiza também as consequências, nos dois polos, sendo que a reiterada prática de condutas vedadas pode ensejar, inclusive, o desligamento do corpo de alunos do CTPM. A gestão cotidiana decorrente das prescrições contidas no CEA exige um esforço bastante significativo do Corpo Disciplinar desta Unidade, de forma que estamos pensando estratégias para que as situações ensejadoras de recompensa sejam em maior quantidade do que aquelas que geram medidas disciplinares. Estamos privilegiando o reforço positivo visando uma mudança de atitude por parte dos nossos alunos. A adoção de medida disciplinar, embora necessária por ter caráter educativo, precisa ser uma exceção.
          Aconselha-se, a pais e alunos que ainda não o fizeram, que façam uma leitura, o mais detida possível, nos dois compêndios citados, o Regimento e o Código de Ética do Aluno, para que tenham sua própria percepção de tudo o que foi cuidadosamente pensado para adequar toda a estrutura da rede de CTPM às necessidades mais relevantes de nossos alunos.
          Em razão de todas essas questões acima apresentadas, fizemos uma proposta para a DEEAS no sentido de que além de dedicarmos tempo para o tratamento das importantes questões pedagógicas do Colégio, precisamos de tempo também para tratar de questões administrativas e disciplinares importantes para o corpo de alunos.
          O aprendizado efetivo de conteúdos como a ética, a disciplina, os bons costumes e a moral, por exemplo, assim como o acatamento às normas e às tradições da nossa bissecular Corporação de Tiradentes, não se conseguem a não ser com um trabalho sistemático, cotidiano, em momentos especialmente dedicados a esse fim.
          A proposta apresentada é no sentido de que, antecedendo ao início dos turnos de aula, haja um tempo especialmente dedicado a tratar as temáticas acima com os alunos, além de proceder a ajustes administrativos sempre que necessário.
          Em razão da necessidade de eventual ajuste dessa mesma demanda em todos os CTPM do Estado, a DEEAS deverá padronizar essa mudança, de forma que em todas as Unidades o horário de chamada seja o mesmo. Estamos no aguardo dessa definição para que possamos ajustar definitivamente os horários dos turnos, evitando-se que uma definição preliminar apenas nessa Unidade do CTPM tenha que sofrer brevemente nova alteração.
          Então, assim que for definido esse horário, notificaremos os envolvidos pelos canais de comunicação já utilizados, para que todos possam se ajustar.
          Embora a eventual mudança de hábito em cada família, acreditamos que esse ajuste representará um ganho bastante significativo no comportamento e aprendizado dos alunos, razão exclusiva pela qual estamos procedendo dessa forma.
          Continuem contando com nossos esforços e nossa dedicação para tornar o nosso Colégio Tiradentes numa estrutura de educação integral melhor a cada dia.
          Por fim, lembrem-se: o objetivo exclusivo dessa estrutura com todo seu corpo de funcionários é o Aluno. Ele é a razão de nossa existência. Cremos que cada pai/responsável tem a missão de comungar conosco nessa complexa porém nobre tarefa de educar nossos filhos para uma melhor sociedade em um futuro muito breve. Contamos com o apoio e a compreensão de todos.
          Cordialmente,

          Ednaldo Assis de Andrade, Ten Cel PM
          Comandante do CTPM - Uberlândia